quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Alexandre de Moraes responsabiliza pela chacina a empresa que administra o presídio de Manaus

Quatro dias após o segundo maior massacre presidiário da história do Brasil, o governo do presidente Michel Temer apresentou nesta quinta-feira detalhes do Plano Nacional de Segurança.
O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, Alexandre de Moraes, da Defesa, Raul Jungmann, e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), Sérgio Etchegoyen, anunciaram que o plano está dividido em três grandes eixos (redução de homicídios, combate ao tráfico e ao crime organizado e racionalização do sistema penitenciário brasileiro).


Que o governo comece, que siga os passos do Japão.
O Japão tem um dos maiores índices de criminalidade do mundo, algo que se percebe facilmente nas ruas de Tóquio, onde é possível andar até de madrugada sem susto.

O sistema prisional do Japão, deveria ser adotado no Brasil,lá o detendo tem que pagar pelo que fez, ou seja se arrepender de ter feito o tal crime e que nesse tempo de prisão, ele reflita sobre o ato que fez. Lembro que uma das coisas que me impressionou sobre o sistema prisional do Japão, foi que os jovens precisam manter um diário, onde escrevem sobre o dia a dia e também é uma oportunidade para refletirem sobre suas próprias vidas. Todos são obrigados a se comportar bem, a trabalhar, a limpar e organizar suas próprias coisas,para praticamente tudo, e preciso pedir permissão para um guarda ( como ir ao banheiro ou pegar um objeto que o preso deixou cair durante a jornada de trabalho), e também não é permitido que os presos conversem entre si. 



O sistema penitenciário brasileiro tem um déficit de 250.476 vagas, segundo o Conselho Nacional de Justiça. O anúncio foi antecipado após os desdobramentos da chacina no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus.
Para Moraes, a princípio, é “óbvio” que a responsabilidade pela chacina é da empresa que administra a cadeia. “Não é possível que entrem armas brancas, armas de fogo. E nós ficamos sabendo dessa entrada bem antes da apreensão porque os presos tiraram selfies, ou seja, havia celulares também lá dentro. A responsabilidade de verificar a entrada desses objetos é da empresa”, afirmou.
No brasil os detento têm até relações sexuais dentro da selas, recebem até celulares ou armas de visitas em prisões mais precárias, é uma vergonha.Nunca na historia deste país, vi tanta barbaridade ! Nem na época da chamada Ditadura...
É necessário construir mais presídios, mas é ainda mais necessário modificar a sistemática vigente. Defendo a democratização das prisões, das prisões, prendendo-se todos aqueles que merecem, sejam ricos, ou pobres, brancos ou negros,anônimos, ou poderosos .
A situação desesperadora dos presídios já foi alardeada a mais de 20 anos atras. Claro que ninguém fez nada... deu no que deu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ainda sobre Nárnia...

Proc. de Justiça Fabio Costa Pereira.                                                                                                  ...