domingo, 26 de março de 2017

A dignidade na carne da PF

A dignidade na carne da PF

Por: Victor Poubel - Delegado Federal




A segurança pública do país passa por uma séria crise, resultado de um assustador aumento da violência de Norte a Sul, e em regiões antes tranquilas de viver, onde se podia até dormir de janelas abertas; atualmente, às pessoas só resta adotar cautelas de proteção contra a bandidagem e clamar por providências.


Navegando no pensamento de cada brasileiro inconformado com um cenário de insegurança, e com uma pitada de esperança, se encontra um pedido coletivo de "help" na crença de um dia ser atendido, e ainda invocam radiantes em suas consciências aquela instituição que, desde a sua fundação, em 1944, se dedica ao enfrentamento da marginalidade e daqueles que vivem rapinando o dinheiro público.


Esse prestígio alcançado pela Polícia Federal do Brasil, que ultrapassa fronteiras, não veio à toa. É fruto de um árduo trabalho iniciado pelos policiais que, hoje, estão aposentados ou que já se foram, e tocados adiante por aqueles que estão na ativa, elevando ao mais alto grau o compromisso de zelar pela efetividade da justiça, sem se deixar intimidar pela força oculta do medo e do mal.


Nos últimos anos, com o amplo acesso aos meios de comunicação e à Internet, a sociedade passou a conhecer as operações e os resultados dos trabalhos investigativos da PF, que em nada devem às mais avançadas polícias do mundo, sempre realizados com muita dignidade, tecnicismo e honestidade. É de se ressaltar, outrossim, a consolidação dos trabalhos integrados com outros órgãos, como um dos fatores de sucesso.


Frise-se que o esforço de cada policial federal somente é recompensado mediante o restabelecimento da ordem jurídica violada. Sua atuação não é pró ou contra a acusação ou defesa, mas sim se consubstancia pela busca imparcial das provas de um crime que serão levadas à apreciação do Ministério Público e do Poder Judiciário, sendo este último o encarregado de decidir o mérito de um processo.


Noto, assim, um incompreensível ataque ao prestígio da PF, que incansáveis serviços presta à nação brasileira, no que tange à "Operação Carne Fraca". Nitidamente, se revelou mais um repugnante esquema de corrupção entre empresas e fiscais, com possíveis desdobramentos em seara política, um trabalho que, olhado objetivamente, caberia pesar na balança de positividades das pessoas que ainda acreditam neste país.


Os policiais federais pugnam pelos alinhamentos legais e de interesse público, honrando e suando a camisa que vestem, com disposição plena para agir e servir ao país. Por certo que eventuais erros e excessos são passíveis de verificação no curso de um processo e pelos órgãos previamente constituídos e habilitados para tal fim, os quais jamais terão o condão de retirar a importância e o brilho de uma polícia vencedora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ainda sobre Nárnia...

Proc. de Justiça Fabio Costa Pereira.                                                                                                  ...