sábado, 18 de março de 2017

Alerta do Oncologista André Márcio Murad.

                                   Alerta do Oncologista André Márcio Murad.

Gostaria de informar corretamente a população brasileira sobre as informações veiculadas pela PF sobre uma possível relação entre a adição de vitamina C nas carnes adulteradas e um eventual aumento de risco de CÂNCER! 

Esta correlação não encontra fundamentação científica E PORTANTO NÃO É VERDADEIRA!

 A vitamina C (ácido ascórbico) NÃO CAUSA CÂNCER! 

Pelo contrário, é adicionada às carnes conservadas JUSTAMENTE PARA SE REDUZIR A QUANTIDADE DE NITRITOS DAS MESMAS, que é em última análise o composto responsável pelo processo de carcinogênese, pois desencadeia uma reação química que transforma o nitrato em nitrito e o nitrito em NITROSAMINA, que por sua vez é o principal agente cancerígeno. A adição da vitamina C também exerce o papel de mascarar o cheiro do componente pútrido da carne, mas em hipótese alguma causa câncer ou lesões pré-cancerígenas no nosso organismo! 

O consumo de carnes adulteradas pode causar uma série de malefícios, mas o risco de câncer é o mesmo do da ingestão de carne artificialmente conservada por qualquer processo químico! 

Resumindo: carnes artificialmente conservadas, como as curadas, defumadas, enlatadas e embutidas aumentam o risco de vários tipos de câncer, mas a adição de vitamina C, água, papelão ou soja não alteram esre risco, ao contrário do divulgado pela PF e por vários veículos de comunicação.

André Márcio Murad
Médico Oncologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ainda sobre Nárnia...

Proc. de Justiça Fabio Costa Pereira.                                                                                                  ...