quinta-feira, 25 de agosto de 2016

A Morte de Vargas.

Na era Vargas, vivianos a república do café com leite, com uma oligarquia mandando e desmandando, o coronelismo imperava com eleições fajutas e o país era essencialmente agrícola, com população majoritariamente rural.

 O Getúlio veio para quebrar esse paradigma, mas era um pouco fruto da sua época, também tinha o caudilhismo “na veia”, mas bem ou mal, fez transformações profundas na estrutura do país, que à época faziam certo sentido. Cabe lembrar que havia um fascínio pelo fascismo até mesmo nos EUA, por parte de alguns políticos e industriais e discutia-se, com base na Itália que momentaneamente servia de “exemplo”, se a democracia não estava no seu limite. Hoje sabemos no que deu, é claro. No Brasil foram feitas reformas que modernizaram o país: o voto da mulher, criaram-se leis trabalhistas que não existiam, o país começou a ter um parque industrial, houve a transformação para uma sociedade urbana etc. Deve-se a Getúlio? Eu diria que em partes, sim! A depender da oligarquia do café com leite, ainda estaríamos vivendo em um país rural, seríamos mais parecidos com alguns países da áfrica. Obviamente que aquelas leis de 1930 não servem mais hoje, precisam ser reformuladas, mas não quer dizer que não tiveram relevância alguma, e também não é culpa de quem as fez. Tudo demanda aprimoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ainda sobre Nárnia...

Proc. de Justiça Fabio Costa Pereira.                                                                                                  ...