sábado, 21 de maio de 2016

Mesmo após o anúncio da recriação do Ministério da Cultura estes “artistas” ainda continuam ocupando o Palácio Capanema no Rio de Janeiro e dizem que não vão sair de lá. Mudaram a pauta de reivindicação. Agora falam que não aceitam o governo Temer por ser golpista.

Mesmo após o anúncio da recriação do Ministério da Cultura estes “artistas” ainda continuam ocupando o Palácio Capanema no Rio de Janeiro e dizem que não vão sair de lá. Mudaram a pauta de reivindicação. Agora falam que não aceitam o governo Temer por ser golpista. A extinção do Ministério foi só um pretexto para a desordem. Se o Temer ceder a cada solicitação desta turma vai passar imagem de fraco. E sempre vai surgir uma outra justificativa para a gritaria. Na minha modesta opinião, como eles deram sinal de que vão para o enfrentamento, e deixaram claro que o problema não é Ministério, o Temer tem que dar um murro da mesa e voltar atrás. Fica do jeito que está. Ministério da Educação e Cultura. A maioria da população vai entender. É só vir a público e explicar de modo claro qual a verdadeira intenção dos artistas. Ainda dá tempo. Não deveria ter voltado atrás. Os “artistas” vão continuar a produzir um monte de lixo com o nosso dinheiro. Inaceitável!

Acontece que no Brasil, povo com mais de 70% de analfabetos ou semi alfabetizados o que se entende por “cultura” são os entretimentos! Ou seja: shows com cantores (muitas vezes, apenas, berradores) quer sejam de funk (coisa horrível), de músicas sertanejas (poucas são, de fato, sertanejas), de rock, modinhas (muito comuns entre nossas cantoras, cantores e compositores), alguma coisa de teatro, de cinema. Não se pensa em conhecimentos da espécie humana (de onde veio, como é agora e para onde vai), das espécies dos animais, das ciências agrárias (ambas responsáveis pela nossa alimentação e tão maltratadas nesta pobre nação), das ciências médicas, de engenharia, físicas, astro físicas, da literatura passada, presente e futura, da música clássica (ópera? nossa! Isto é xingar a mãe) e popular, etc. etc. etc. Poucos, muito poucos mesmo, sabem o que é folclore, quem foi Machado de Assis, Eça de Queiroz, Castro Alves e tantos outros e os modernos, entre eles Carlos D. de Andrade. Nem falar em Homero, Ovidio, Virgílio, Mozart! Pode-se contar nos dedos quantos leem, pelo menos, um jornal mais ou menos sério! Enfim, aqui vale a máxima romana: pão e circo! Pois é nisto que resume nossa cultura, mais especificamente: nos forrós, shows e outras manifestações populares que não atraem os que ainda, felizmente, detêm um pouco de cultura!

Os que fazem e fizeram a CULTURA BRASILEIRA de todas as épocas : Gregório de Mattos, Olavo Bilac, Castro Alves,Cruz e Souza, João Cabral de Mello, Manoel Bandeira, Gilberto Freyre,Carlos Drumond de Andrade, Carlos Pena Filho, Mauro Mota,Machado de Assis, Jorge Amado, Clarisse Lispector, Érico Veríssimo, Guimarães Rosa, José Lins do Rego, Alvaro Lins,Graciliano Ramos; pintores e escultores: Pedro Américo, Amoedo, Castanheto, Visconti, Batista da Costa,Bernadeli, Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila, Volpi, Panceti, Cicero Dias, Vicente do Rego Monteiro, Francisco Brennand; na musica , popular e erudita, Chiquinha Gonzaga,Carlos Gomes,Heitor Villas Lobos, Camargo Guarnieri, Ataufo Alves, Zequeti, Capiba, Noel Rosa . Neste setor, são tantos os gênios, que é melhor parar por aqui.Estou citando apenas 1% dos intelectuais brasileiros. Brasil já foi um celeiro de CULTURA.
Os gênios da lista acima,não viviam do dinheiro do estado, usavam sua genialidade para criar e até editar e divulgar suas obras imortais.O dinheiro do estado deve ser empregado em saúde, educação, segurança e moradia para a população, sobretudo a mais pobre. Alguns destes “artistas” que vivem de lei Rouanet, como não sabem escrever ou pintar, fazem INSTALAÇÕES, tipo: um anão pendurado na parede dentro de uma moldura, ou um bando de canalhas em círculo, com o dedo no orifício do canalha da frente.Cada instalação custa dois milhões de reais. Isto é pago pelos brasileiros de bem. Chamam isto de Arte Conceitual, e reprisam o Dadaismo, como se fosse uma novidade.Ignorantes, analfabetos. Essa porcaria de Dadaísmo não deu certo nem pra Marcel Duchamps.
Michel temer faz uma grande tolice em dar satisfação a estes “artistas”. Perde uma grande oportunidade de começar a mudar uma mentalidade retrógrada, antiga, fora de moda, tacanha, canalha e desonesta que tomou conta do Brasil .

Não gostei da atitude do presidente. Não vai haver mudanças. Tudo vai ficar medíocre como está. Que pena!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Ainda sobre Nárnia...

Proc. de Justiça Fabio Costa Pereira.                                                                                                  ...